Código: | MP1C10018 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | LLP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da Veiga |
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Corpo docente: |
Ana Cristina Crespo Pires Sequeira Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da Veiga |
Português
1- Identificar e caracterizar géneros textuais com finalidades, linguagens e suportes diversificados;
2- Produzir textos orais e escritos de géneros diferenciados;
3- Partilhar publicamente dúvidas, pontos de vista, argumentos e opiniões;
4- Desenvolver a capacidade de concretizar atempada e autonomamente tarefas e atividades propostas;
5- Mobilizar os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas para a interpretação e transformação da sociedade.
Conteúdos programáticos:
A- Exposição oral
B- Géneros textuais da esfera académica
C- Literatura e literariedade
D- Literatura erudita, literatura didática e literatura para a infância ao longo dos tempos
E. Literatura para a infância e literatura anexada
F. Obras de referência e animação da leitura.
G. Épocas, modos e géneros literários. Características estruturais, formais, temáticas e linguísticas.
Metodologias de ensino (avaliação incluída): Exposição de conhecimentos pelo professor e intervenções espontâneas dos estudantes (ensino teórico). Realização de exercícios, em pares, seguida de discussão plenária dos resultados (ensino teórico-prático). Leitura individual, em pares ou em grupo, de textos de preparação da aula seguinte e de textos complementares de aprofundamento (estudo e avaliação). Escrita, em pares, de síntese de aula sobre um conteúdo programático (orientação tutória e avaliação). Realização de um trabalho final que articule a prática pedagógica com a reflexão teórica.
Apresentação, discussão e sistematização de conteúdos a partir de plataformas digitais (COVID19)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular: A articulação das metodologias de ensino com o objetivos é mais evidente nos três penúltimos objetivos. Para eles contribuem especialmente o ensino teórico-prático, a tutoria e a avaliação. No entanto, também aos objetivos anteriores subjazem as metodologias adotadas, em particular no ensino teórico, no estudo e na avaliação.
A avaliação inclui os seguintes elementos: trabalho de grupo ou pares (30%); recenção crítica individual de duas obras (55%); apresentação oral (15%) em plataformas digitais (COVID19)
A avaliação formativa e contínua.
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
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